quinta-feira, julho 03, 2008

Revista Educação, Formação & Tecnologias - Recensão bibliográfica

Luciana Ferreira, autora da recensão bibliográfica, sobre a obra: «Don't Bother Me Mom - I'm Learning!» de Marc Prensky, refere que "a presença da tecnologia na nossa sociedade actual é condição sine qua non para o seu desenvolvimento nas mais diversas áreas. O seu poder motivacional junto das crianças e dos jovens torna-se catalisador de momentos de intenso envolvimento e de acentuada concentração. Com efeito, implicam-se vivamente o uso das tecnologias como se estas fossem um prolongamento de si mesmos, das suas capacidades e necessidades, demarcando acções, hábitos e rotinas quer lúdicas quer de estudo".

(Continuação: AQUI)

Preparados para educar os "nativos digitais"?

MEDEA Awards 2008 - Media in Education

Nos últimos anos, tem sido notável o interesse na criação e utilização de audio e vídeo digital no ensino europeu. Este tem sido impulsionado pelo crescente impacto das imagens em movimento, sites e aplicações na Internet e dispositivos móveis. É com base nesta linha, que a MEDEA Awards disponibiliza a todos os professores, produtores, estudantes e outros interessados, um prémio que visa incentivar a inovação e as boas práticas através da utilização dos media.

Mais informações

quarta-feira, julho 02, 2008

A influência dos media na vida dos jovens

13 Junho 2008 — Lino Oliveira

"Como alguns de vocês sabem, sou docente do Ensino Superior e uso frequentemente as tecnologias em geral, e a Web em particular, no meu ambiente de ensino/aprendizagem.

Deparo-me amiúde com a aparente contradição de lidar com alunos “nativos digitais” que nasceram no meio das tecnologias, que são exímios na sua utilização, mas que às vezes não se apercebem do potencial da aplicação dessas tecnologias nas tarefas do dia-a-dia, como por exemplo estudar, ou no valor da informação que está disponível à distância de um clique.

No mês passado, fui contactado por um grupo de alunos do 12º ano da Escola Secundária da Sertã (que chegaram até mim através deste blogue), para participar no trabalho de Área Projecto que estavam a desenvolver.

O tema do trabalho era “A Influência dos media na vida dos jovens” e pretendiam que discutisse com eles a influência da Internet nas suas vidas.

Achei tão interessante e animador que esses jovens debatassem estes temas de forma séria que, apesar de estar num período complicado de avaliações, não pude deixar de me envolver".

(Continuação: AQUI)