quarta-feira, maio 28, 2008

Aprender os novos media - Internet

"Antes de começar a falar sobre a Internet, explique aos alunos o que significa WWW, ou World Wide Web, uma expressão inglesa que se traduz por "rede de alcance mundial", também conhecida como Web.

A Internet é uma tecnologia em constante evolução que permite a comunicação entre diferentes aparelhos: computadores, telemóveis, consolas de jogos ou outros. A Internet foi criada na década de 60, quando os Estados Unidos sentiram a necessidade de poder ligar entre si os computadores que tinham em diferentes lugares do mundo. Na década de 70, o cientista Berners-Lee desenvolveu uma aplicação que passou a permitir o acesso a documentos e a conteúdos na Internet e à qual deu o nome de hipertexto. Digamos que o hipertexto é o que nos permite "clicar" numa letra, palavra ou símbolo... e aceder a um conteúdo! É aquilo a que hoje chamamos, simplificadamente, link.

Mas, tal como hoje a conhecemos, a Internet desenvolveu-se sobretudo a partir da década de 90, com o aparecimento e a consequente massificação do Windows 95.

Na Internet existem diversos formatos de conteúdos - texto, vídeo, som e figuras - aos quais podemos aceder através de diferentes meios como o computador, o telemóvel, as consolas de jogos e outros (...).

É ainda importante explicar aos alunos que com o rápido desenvolvimento da Internet à escala global, surgiram também novas possibilidades de criação de anúncios e que, actualmente, a maioria dos sites contém sempre alguma forma de informação, mensagem e/ou publicidade. Por outro lado, é essencial que as crianças compreendam que a publicidade na Internet é muito diferente da que é transmitida pelos outros meios de comunicação social, pois utiliza como suporte um meio tecnologicamente muito desenvolvido que permite interactividade em tempo real".

Fonte: SmartMedia


PARA SABER MAIS...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tim_Berners-Lee
http://www.seguranet.pt/files/manual_literacia.swf
http://www.minerva.uevora.pt/internet-segura/ligacoes.htm

1 comentário:

omoreira disse...

Convém também dizer às crianças que a internet é uma arma poderosíssima que pode ser usada para o bem e para o mal e que, tal como os outros media, nem tudo é o que parece.