quinta-feira, maio 29, 2008

A Educação para os Media na Europa

A UNESCO, em 1979, propunha a seguinte definição de Educação para os Media: "... é constituída por todas as formas de estudar, aprender e ensinar a todos os níveis (...) e em todas as circunstâncias a história, a criação, a utilização e a avaliação dos media enquanto artes práticas e técnicas assim como o lugar que os media ocupam na sociedade, o seu impacto social, as implicações da comunicação mediatizada, a participação, a modificação do modo de percepção que provocam, o papel do trabalho criador e o acesso aos media".

Relativamente à forma como são abordados os media na Europa, deparamo-nos com o seguinte panorama:

- Os Países Europeus são os mais interessados;
- No Reino Unido, realizam-se exames pré-universitários, desta disciplina;
- Nos Países Nórdicos há muito que introduziram a educação mediática;
- Na Finlândia, a Educação para os Media é interdisciplinar;
- Na Suécia, a Educação para os Media é obrigatória desde 1980;
- Na Noruega é definitiva desde 1970;
- Na Dinamarca, aparece no currículo como opção;
- Na Holanda, a Educação para os Media é abordada em quase todas as disciplinas;
- Na Itália, dos 11 aos 13 anos é abordada em diversas disciplinas;
- Em Espanha, designa-se por "Educación en medios de comunicación".

4 comentários:

Alzira Mendes disse...

O único comentário que me ocorre é, infelizmente, este: daqui a muito tempo, quando, no resto da Europa já se tiver passado ao nível seguinte, talvez os nossos responsáveis pela educação se lembrem que este é um tópico importante, que afecta directamente a nossa sociedade e a maneira como encaramos a vida...

omoreira disse...

Considero que já estávamos atrasados a este nível e com os cortes orçamentais continuaremos a estar atrasadérrimos. Este é o país em que vivemos, mas cabe a nós e às futuras gerações alterar este rumo.

omoreira disse...

Estive a consultar os sites dos países com projectos ligados à educação para os Media e achei extremamente interessante o site do Mediasmart (com vários materiais para crianças, pais e professores). Todos os outros também têm o seu interesse, uns mais com recursos outros mais com ofertas de cursos, mas todos parecem ser vias de ligação com o meio escolar. O que é engraçado é que a maioria destes projectos são co-financiados pela União Europeia e apoiados pelo Governo de cada país. Alguns destes projectos são da iniciativa do Governo, mas a maioria parecem-me ser de iniciativa privada, com patrocínios de empresas, algumas das quais ligadas à produção multimédia e/ou cinematográfica. Seria tão bom que em Portugal, alguém se agarrasse e mostrasse ao Ministério da Educação que também nós podemos fazer um trabalho válido nesta área.
Nota: O único senão dos sites é não terem uma versão em Português, mas não podemos ter tudo (também não tem em chinês).

Unknown disse...

De acordo com o artigo Portugal não é o único país da europa que não têm uma efectiva abordagem à temática.O artigo referencia apenas 8 países e a maioria são nórdicos. Qual a abordagem dos rstantes 38 paises que compõem a Europa? Não me parece que a ténue ou inexistencia dessa abordagem não faz desses países mais evoluidos ou mais atrasados. Mesmo os que a abordam, as formas são distintas. O que traduz alguma dúvida quanto ao caminho a seguir e se de facto deverá existir um caminho, pelo menos, igual para todos. Em função das suas necessidades e realidades socio-culturais, assim devem ser determinadas as suas opçoões em matéria educativa. Provavelmente não será este o momento!!Aguardemos e avançemos com passos seguros!Convém não dramatizar e entrar pelo caminho do fatalismo e profecias da desgraça e do coitadinho que tão bme nos caracteriza. Cunmprimentos